No mundo em constante evolução de hoje, a ética digital tornou-se uma parte essencial da educação. É com esse entendimento que o Centro Educacional El Shadai apresenta o itinerário de Ética Digital para os alunos do 2º ano do Ensino Médio. Este programa curricular eletivo tem o objetivo de orientar os alunos no uso responsável, seguro e ético das tecnologias digitais, preparando-os para um futuro em que a interação com o mundo digital é inevitável.
Objetivos Fundamentais
Promover a Ética Digital: O principal objetivo do itinerário é estabelecer os princípios para o desenvolvimento de uma atividade estudantil/acadêmica ética, responsável, segura e legal. Isso implica afastar danos para a reputação de corpo docente, discente e da escola.
Tomada de Decisão Ética: Nortear a tomada de decisão e a realização de atividades profissionais e educacionais de acordo com os normativos da escola, a ética, a moral e a legislação nacional vigente, seja em ambientes presenciais ou digitais.
Transparência e Responsabilidade: Zelar por relações transparentes, responsáveis e éticas, e promover o uso lícito e adequado dos conteúdos e recursos educacionais em ambientes digitais.
Metodologia de Aula
A metodologia deste itinerário é diversificada e prática, utilizando diferentes formas de comunicação e linguagens para explorar os princípios da ética digital. Isso inclui:
Diferentes Linguagens: Utilização de diferentes linguagens, como linguagem verbal (oral ou escrita), corporal, visual, sonora e digital, para expressar ideias e compartilhar informações.
Compreensão Crítica de Tecnologias Digitais: Compreensão, utilização e criação de tecnologias e mensagens digitais de informação e comunicação de forma crítica e ética.
Competência em Práticas de Linguagem: Desenvolvimento da competência em práticas de linguagem que permitam lidar com desafios contemporâneos de maneira crítica, criativa, solidária e ética.
Competências da Educação Básica na BNCC
O itinerário de Ética Digital está alinhado com as competências gerais da Educação Básica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os objetivos incluem:
Compreensão da Ética em Diferentes Culturas: Desenvolver a compreensão e análise dos fundamentos da ética em diferentes culturas, contribuindo para a formação de sujeitos éticos que valorizam a liberdade, a autonomia e o poder de decisão.
Debater Questões Polêmicas: Promover debates sobre questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, com base nos Direitos Humanos, consciência socioambiental e consumo responsável.
Atuação Social e Política: Capacitar os alunos para atuar social, política, artística e culturalmente, enfrentando desafios contemporâneos de maneira ética e solidária.
Promovendo a Responsabilidade Digital
Este itinerário busca não apenas conscientizar os alunos sobre a importância da ética digital, mas também capacitá-los a agir de maneira ética, responsável e crítica em ambientes digitais. Ao construir uma base sólida de competências digitais e éticas, estamos preparando nossos alunos para um mundo digital em constante evolução, onde a responsabilidade e a ética desempenham um papel crucial no uso das tecnologias. Junte-se a nós nesta emocionante jornada de Ética Digital e prepare-se para um futuro digital ético e responsável.
Comments