A conquista do saber é um processo árduo que necessita dedicação e efetivar-se-á com muito trabalho e principalmente disciplina.

Porém, a disciplina deve ser acompanhada de compreensão, devendo-se configurar-se na capacidade de abster-se de atitudes e atos que servem para proporcionar proveito e satisfação pessoais e que, no entanto, podem prejudicar sua vida, sua conduta, terceiros ou toda a sociedade.

A função das normas escolares, é de buscar uma escola onde o aluno se sinta feliz e co-responsável pelo êxito escolar, onde cada um esteja convencido de que a observância das normas é a forma de melhor conseguir o fim visado pela coletividade.

Com o intuito que a convivência coletiva e social resulte em desenvolvimento cognitivo e emocional e atinja integração social, faz-se necessário que o educado observe as normas de convivência, de maneira consciente e organizada.

1 – O horário das aulas:
Matutino – Mini Maternal ao 5º ano – das 7h às 11h40
Vespertino – Mini Maternal ao 5º ano – das 13h às 17h40

Matutino – 6º ano ao Ensino Médio – das 7h às 12h30
Vespertino – 6º ano ao Ensino Médio – das 13h às 18h30

Os eventuais atrasos deverão ser devidamente justificados para a Coordenação
2 – Os alunos poderão ausentar-se do Estabelecimento durante o período de aulas, somente com a autorização dos Pais, por ESCRITO e devidamente assinada. Não aceitaremos autorização via telefone ou qualquer outro meio.

3 – Apresentar-se com asseio e devidamente uniformizado. Lembramos aos Senhores Pais, que o uso do uniforme representa uma segurança para os seus filhos, diante da facilidade que oferece para a identificação dos nossos alunos. Os alunos utilizarão uniforme completo.

4 – Os alunos que formarão as equipes para representar o colégio em qualquer competição ou jogos escolares de todas as modalidades, deverão treinar no mínimo 30 (trinta) dias antes das competições, sob o controle do coordenador de esportes do colégio.

5 – Os pais ou responsáveis autorizam, todas as vezes que forem necessários dentro do projeto pedagógico, seu filho(a) a se ausentar do estabelicimento de ensino. Esse procedimento facilitará o processo pedagógico e evitará burocracia desnecessária.

6 – Nos intervalos das aulas, os alunos deverão aguardar o professor na sala de aulas, não permanecendo nos corredores. No intervalo para recreio, o espaço utilizado pelos alunos deverá ser o pátio e a praça de alimentação, evitando as salas de aulas. Após o sinal, o aluno deverá retornar imediatamente para o interior da sala e aguardar o professor em seu devido lugar.

7 – Comportar-se adequadamente dentro do ambiente escolar. Durante as aulas e no momento do recreio, solicita-se dos alunos o exercício da boa convivência, respeito, companheirismo desenvolvendo assim, o bem-estar individual e coletivo.

8 – Não será permitido namoro no Estabelecimento de Ensino, em frente, nas imediações e nas esquinas próximas.

9 – É proibido fumar, portar, manipular fumo ou tabaco, nas dependências, portão de entrada, esquinas ou quarteirões próximos, sob pena do aluno ser encaminhado ao Conselho Tutelar.

10 – O aluno que chegar atrasado à aula pela Segunda vez na semana, não poderá assistir as aulas naquele dia, devendo voltar para a casa, após os pais terem sido comunicados pela Coordenação.

11 – A saída dos alunos da sala para as atividades, extraclasse só poderá ocorrer após a autorização do professor que estiver orientando a atividade.

12 – As datas e horários das provas serão previamente marcados, através do cronograma de Avaliações. No cronograma, haverá informações sobre data de Entrega de Boletins e Avaliações de 2ª chamada.

13 – Os trabalhos e tarefas solicitadas pelo professor, fazem parte do processo ensino-aprendizagem. Pedimos a indispensável colaboração dos pais, no acompanhamento dos filhos.

14 – O aluno poderá ausentar-se do Colégio para comprar ou buscar em casa os materiais, somente mediante autorização por escrito dos pais e devidamente assinada.

15 – Será fundamental a colaboração dos Senhores Pais, no sentido de incentivar e na persistência do aluno participar das atividades extraclasse, e levá-las até o fim, pois todos os projetos do colégio, concorrem para o desenvolvimento integral do educando.

16 – Solicitamos a preservação e respeito com os bens do Colégio (carteiras, vidros, quadros, ventiladores, materiais, etc.). O aluno que provocar danos materiais deverá substituí-los ou reembolsar o Colégio com o valor correspondente dos mesmos. Caso o responsável não se apresentar, a despesa da reposição será dividida entre a turma.

17 – A higiene promove uma vida saudável. Solicitamos aos alunos atenção e cuidado com a higiene não somente nas salas de aulas, mas na utilização correta dos banheiros, nos pátios, corredores, ou seja, em todas as dependências do Colégio.

18 – O Colégio não se responsabiliza pela perda de jóias ou objetos de valor, carteira de documentos, dinheiro, cheque, celulares e equipamentos eletrônicos, que os alunos trouxerem para a escola.

19 – A utilização das obras da biblioteca são fundamentais para o aperfeiçoamento dos alunos. Sendo assim, os livros encontram-se à disposição para pesquisas e leituras. Porém, danos ou mau uso dos mesmos acarretará em reposição pelo aluno responsável. Em relação ao atraso na devolução de livros (leituras de obras nas disciplinas de Português e Literatura), será estipulada uma multa a ser estabelecida pelo Colégio, a qual se destinará na compra de novos livros. Essa taxa é fixada com intuito de buscar a atenção e cuidado do aluno no tocante a beneficiar-se do empréstimo, mas permitir que os colegas também o façam.

20 – A presença dos alunos nas aulas de recuperação deve atingir 100% de freqüência.

21 – Os boletins de notas dos alunos serão entregues para os Pais na data marcada no Cronograma de Avaliações, ou via Internet (www.cidadeelshadai.com.br).

22 – Os alunos deverão adquirir no colégio a apostila adotada. É proibido fotocopiar a mesma, visto que fere os direitos autorais da editora responsável. Caso o aluno queira estudar sem a apostila, o responsável deverá informar na secretaria do colégio com 30 dias de antecedência do início do bimestre. É expressamente proibido a utilização de apostilas usadas em anos anteriores devido ao fato de que as questões já foram respondidas pelos usuários. Isso prejudica o trabalho pedagógico da escola.

23 – O aluno que apresentar atitudes inadequadas (falta de participação, colaboração, respeito, assiduidade, etc) nas aulas, fica sujeito à análise da Direção e Coordenação, quanto á participação ou não da recuperação, atividades esportivas, atividades extraclasse, excursões, passeios, e ainda da utilização do transporte escolar do Colégio. Fica estabelecido também, que o aluno não poderá participar das aulas de Assistência, oferecidas pelo Colégio no período da tarde. Podendo ainda, ser advertido ou suspenso.

24 – Caso ocorra necessidade de faltar nos dias de prova, os pais deverão comunicar imediatamente a Coordenação para que a justificativa seja analisada, e ainda requerer 2ª chamada por disciplina. Lembrando que no 4º. Bimestre não haverá prova de 2ª. chamada.

25 – O aluno que for convidado a retirar-se da sala de aula, pelo motivo de atitudes inadequadas, será advertido, suspenso da aula e o professor atribuirá um trabalho que deverá ser realizado pelo aluno.

26 – O aluno que utilizar o ônibus de maneira inadequada, seja com danos ou comportamento inadequado, perderá o privilégio de fazer uso do transporte oferecido pelo Colégio.

27 – Os alunos não estão autorizados a assistirem as aulas em outras turmas que não as suas, sem permissão.

28 – Será considerado atitude inadequada o consumo de alimentos e bebidas dentro da sala de aulas.

29 – Os alunos não poderão portar ou usar material estranho às aulas, tais como, brinquedos, revistas não solicitadas e materiais que possam tirar a atenção e concentração, ficando proibido o jogo de baralho ou outro jogo qualquer que vicie.

30 – Não será permitido utilizar-se do telefone celular dentro da sala de aula. O aluno deve mantê-lo sempre desligado durante as aulas. Caso o aluno descumpra as normas quanto ao uso do telefone celular durante as aulas, o mesmo será recolhido pelo Professor que só devolverá o mesmo para os pais ou responsáveis. Caso o aluno precise comunicar-se com os pais, ou estes com os filhos, deverão utilizar os telefones da Escola, via Coordenação Pedagógica.

31 – Não será permitido usar ou portar instrumentos eletrônicos dentro da sala de aulas, tais como walkman, tamaguchi, mini-games, telefone celular, etc.

32 – Mensalidades de acordo com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, Cláusula 5 – O pagamento efetuado após a data de vencimento será acrescido de multa 2% de multa e juros legais de 0,033% ao dia, até perfazer o montante de 1% de juros moratórios mensais, sendo que se a cobrança for extrajudicial, haverá a inclusão de 10% a título de honorários advocatícios, já se for necessário ingresso de ação, haverá a inclusão de 20% de honorários advocatícios. As parcelas em atraso serão encaminhadas para protesto sem aviso prévio. O aluno que tiver algum benefício de desconto nas mensalidades, caso atrase na efetuação do pagamento, perde o benefício e o direito ao desconto.

33 – Sistema de Avaliação. A avaliação é constante e contínua, para que se perceba o progresso contínuo da aprendizagem. Serão utilizados os mais diversos instrumentos de avaliação, devendo preponderar os aspectos qualitativos de aprendizagem. Será oferecida ao aluno que obtiver aproveitamento inferior à 7,0 (sete pontos) na média, oportunidade de recuperação dos conteúdos.

34 – A perda ou extravio do cartão de identificação deverá ser comunicado à Secretaria imediatamente, devendo o aluno requerer outro cartão, o que implicará pagamento de taxa.

35 – A escola Cidade El Shadai, adota o material POSITIVO, Curitiba-PR para o Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ficando o aluno comprometido a adquirir as apostilas em todos os bimestres durante o ano letivo.

36 – O não cumprimento de qualquer uma destas normas, será revertido em penalidade a ser estabelecida de acordo com a gravidade do caso. O aluno receberá transferência compulsória quando atingir limite de três anotações ou advertência. A transferência compulsória poderá ser realizada também, a critério do Conselho Disciplinar e da Direção do Colégio, em qualquer época do ano, conforme for a gravidade da falta cometida, de acordo com Regimento Interno.

37 – O cartão de identificação não pode sofrer alteração e nem ser desconfigurado do modelo original, assim como o uniforme, as apostilas, convites e material impresso oficial da escola. O aluno que desrespeitar essa norma deverá imediatamente substituir tais materiais ou uniforme, assumindo os custos financeiros procedentes de tal transgressão.